A relação da nossa família com o café começa na década de 1930 quando nossos avós eram ainda colonos em grandes fazendas de café em Afonso Cláudio-ES. Com o tempo, e muito trabalho, conseguiram comprar suas próprias terras e formar as primeiras lavouras de café arábica. Assim as gerações posteriores foram criadas tendo sempre o café como assunto da família, seja por conta do trabalho, depois pelas histórias contadas pelos mais velhos e posteriormente pelo amor a essa bebida.
A história mais recente começa em 1988 quando adquirimos o sítio na região de Domingos Martins-ES, mas dessa vez o progresso não viria tão naturalmente. Foram anos de prejuízo produzindo café tradicional com baixo valor de mercado e alto custo de produção devido às dificuldades da região e a pequena escala de produção. Isso colocava em risco nossa permanência na atividade e a manutenção das famílias que eram nossas parceiras na condução das lavouras. Mas a paixão pela terra e pelo café não nos deixaram desistir tão fácil. A mudança desse cenário começou em 2015 quando decidimos investir na produção de café de qualidade, com maior valor agregado. Àquela altura nem conhecíamos o termo “ café especial”. Depois de muito investimento nas lavouras, infraestrutura e, sobretudo, conhecimento, conseguimos produzir as primeiras sacas de cafés finos, e começávamos ali a escrever um novo capítulo na história da nossa família com o café.
Em 2016 estávamos ainda dando os primeiros passos na produção de cafés especiais quando participamos do primeiro concurso municipal de cafés de qualidade (na categoria de cereja descascado) e, para a surpresa de todos, ficamos em primeiro lugar! Isso nos motivou a continuar estudando e aprimorando os processos para conseguir cafés cada vez melhores. No ano seguinte ganhamos novamente o concurso e tivemos a certeza de que não foi meramente sorte, e sim que nossas terras possuem um potencial incrível de produzir cafés espetaculares!
Localizado em Alto Parajú, um distrito de Domingos Martins, nosso sítio fica numa região muito peculiar. Nossas lavouras de café são cercadas pela Mata Atlântica em um vale com altitude variando desde os 800 aos 1.050m. Nossa região é úmida, com bom regime de chuvas e uma biodiversidade como poucos lugares podem apresentar hoje em dia. Dentre os habitantes dessas matas que mais chamam atenção estão os macacos barbados, ou bugio, grandes primatas cuja presença atestam o equilíbrio e a saúde do ambiente onde estão inseridos. Foi em homenagem a eles que nomeamos o Sítio Vale dos Barbados, que futuramente deu nome ao café também.
Depois de ter ganhado os concursos de 2016 e 2017 e entender o potencial que tínhamos em mãos, decidimos dar mais um passo na cadeia do café especial. Buscamos qualificação e parceiros para começar a torrar nosso café e fornecer o produto pronto para o consumidor final. Foram muitos testes até entender qual tipo de torra era mais apropriada para cada um dos cafés produzidos até chegar no ponto em que estamos hoje, com fornecimento para cafeterias e clientes espalhados por todo o Brasil.
Nossos cafés são frutos de 3 pilares que norteiam toda a nossa produção. O cuidado com a terra e com o ambiente que nos cerca é o primeiro deles. As características do clima, solo e saúde do ambiente são fatores que dão base para nosso trabalho nas lavouras e possibilitam a obtenção de cafés com atributos tão particulares das nossas terras. Na sequência vem a qualidade nos processos, no manejo, no zelo em todas as etapas para se produzir um café de excelência. E por fim as pessoas. Foi o café especial que possibilitou nossa permanência na atividade melhorando a vida das famílias que trabalham conosco. Por isso todos trabalham com tanta dedicação e paixão em tudo que fazemos.
Assim, a junção de um lugar com vocação para produzir excelentes cafés, o compromisso com a qualidade nos processos e uma dedicação incondicional de cada pessoa nas diversas etapas da produção, foi que se formou a identidade do Café Vale dos Barbados, um café com alma.